Apresentar-se e apresentar alguém

16 05 2009

A apresentação pode ser vista de duas perspectivas: a pessoa apresenta-se ou a pessoa apresenta alguém.

Apresentar-se (a pessoa fala de si)
Sou…
Sou o/a…
Chamo-me…

Exs.
Olá, sou a Rita Neves.
Sou a directora da escola, Alexandra Gonçalves.
Chamo-me Luísa.

Apresentar alguém ( a pessoa fala de outro/a pessoa)
Este é…
Está é…
Estes são…Estas são…Ele/ Ela chama-se…É…

Exs.
Este é José, o meu marido.
Esta é a Carla.
Estes são os meus irmãos Luís e João.
Estas são as minhas tias.

Mostrar satisfação por conhecer alguém
Muito prazer.
Muito gosto.

Diálogos simples – exemplos
A – Este é o meu colega de trabalho, o João Silva.
B – Muito prazer. Eu chamo-me Sebastião e sou amigo do António.
C – Muito prazer, Sebastião.

A – Quem é?
B – É a minha irmã Carolina. Carolina, anda aqui. Quero apresentar-te uma pessoa.
B – Carolina, esta é a D. Rosa, a dona do prédio.
C – Olá, D. Rosa, muito prazer.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

