Verbos reflexos

16 05 2009

Os verbos reflexos chamam-se assim, porque usam os pronomes pessoais reflexos.

Isso acontece quando o sujeito da acção é quem faz, mas também quem beneficia da acção. Tomando um exemplo, quando a pessoa diz que se chama Fulana, é ela que está a dizer o nome e é ela que se chama dessa forma.

Exemplos de verbos reflexos: Chamar-se, Lavar-se, Pentear-se, Habituar-se.

LISTA DOS PRONOMES REFLEXOS POR PESSOA

-me

-te

-se

-nos

-se

EXEMPLO COM O VERBO CHAMAR-SE (EM -AR) E ESCONDER-SE (EM -ER)

CHAMAR-SE

Eu chamo-me

Tu chamas-te

Ele/ ela/ Você chama-se

Nós chamamos-nos ( o “s” do nós desaparece)

Eles/ Elas/ Vocês chamam-se

ESCONDER-SE

Eu escondo-me

Tu escondes-te

Ele/ Ela/ Você esconde-se

Nós escondemos-nos ( o “s” do nós desaparece)

Eles/ Elas/ Vocês escondem-se


COLOCAÇÃO DO PRONOME REFLEXO NA FRASE

Na frase afirmativa

O pronome vem depois da forma verbal e fica separada dela por um hífen –

Eu lavo-me antes de dormir.

Elas lavam-se de manhã.

Na frase negativa

O pronome é colocado antes da forma verbal e deixa de haver hífen –

Eu não me lavo antes de dormir.

Elas não se lavam de manhã.

OUTROS CASOS EM QUE O PRONOME REFLEXO FICA ANTES DO VERBO

1. Frase negativa

Não se deita antes da meia-noite.

Nunca se deita antes da meia-noite.

Ninguém se deita antes da meia-noite.

Nada se ouve depois da meia-noite.

2. Expressão “já”

Depois do aviso, já se deita antes da meia-noite.

3. Expressão “ainda”

Apesar do aviso, ainda se deita depois da meia-noite.

4. Expressão “também”

Ele deita-se depois da meia-noite, mas ela também se deita a essa hora.

5. Expressão “só”

se deita depois da meia-noite, quando há aniversários.

6. Expressão “que”

Ele é que se deita depois da meia-noite.

7. Expressão “onde”

Adora dormir na casa dos amigos, onde geralmente se deita no sofá.

8. Expressão “todos”

Todos se deitam depois da meia-noite, na passagem do ano.

9. Expressões interrogativas

O senhor a que horas se deita?

Durante o ano, quando se deita tarde?

Quem se deita tarde?

Onde se deita normalmente?

Como se deita?

Porque se deita tarde?

Com quem se deita?


Ações

Information

Deixe uma Resposta

