O CATE

É um espaço de apoio a imigrantes: legalização, estudo da língua portuguesa, integração entre eles e com a sociedade envolvente. Foi criado pelos Leigos Boa Nova, contando com o apoio da Câmara de S. João da Madeira que cedeu o espaço de funcionamento. Conta com a participação activa de voluntários para atender os imigrantes duas vezes por semana e proporcionar-lhes aulas de português. Para obtermos os conhecimentos técnicos necessários e para descobrir os caminhos jurídicos, contamos com a colaboração da Comissão Nacional de Apoio a Imigrantes, que funciona no Porto e tem longa experiência nesta área. E estamos ligados à Comissão Diocesana de Migrações.

Optámos por S. João Madeira, porque não havia qualquer espécie de apoio aos imigrantes, enquanto nos municípios vizinhos já funcionavam os CLAI (Centro Local de Apoio ao Imigrante) ligados à Câmara. Mas o nosso trabalho é todo voluntário.

O BLOG

O Blog do CATE – Ensino da Língua Portuguesa a Estrangeiros surgiu do trabalho com a Língua Portuguesa com os estrangeiros.

Nele é possível encontrar notícias do CATE ligadas ao serviço do Ensino do Português a Estrangeiros, mas este espaço serve sobretudo para melhorar a aprendizagem da língua. Os falantes estrangeiros encontram tópicos por categorias que estão sempre disponíveis para consulta. Além disso, têm links para muitos documentos.

Esta informação é útil para quem assiste semanalmente às aulas e quer rever matérias, mas também para quem não pode ir ou mesmo para outros falantes, espalhados pelo mundo, que desejem aprender a língua.

É mais um blog, mas tentamos que possa ajudar a falar, a ler, a compreender e a escrever melhor em Língua Portuguesa.

Para mais detalhes, recomendamos a leitura de POLÍTICA E ORIENTAÇÃO DE TRABALHO relativa ao Blog em pdf.

OS AUTORES

São autores deste blog a Alexandra, a Cláudia, a Diana, o João, a Paula, a Sofia… Mas os verdadeiros protagonistas são os “aprendizes” de Português, oriundos de vários cantos do mundo. São eles o motor, a motivação e a razão deste blog.

Sobre nós, autores de cá e de lá, sobre o que gostamos de fazer e sobre o que aprendemos em conjunto, além deste blog, marcamos presença na Internet através do Flickr, onde publicamos as nossas fotos, e do Youtube, com alguns filmes.

MAIS SOBRE O PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS

Acerca da actividade geral do CATE de S. J. da Madeira no Português para Estrangeiros, remetemos os interessados para o pdf ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DE TRABALHO – Aulas para estrangeiros.

DOCUMENTO DE POLÍTICA

E ORIENTAÇÃO DE TRABALHO




%d bloggers like this: